17 agosto 2008

é realmente necessário?

Outro dia me questionaram sobre o meu trabalho.
Há sete anos fotografo festas de casamento, aniversários, formaturas e afins.
A pergunta foi: é preciso fazer uma festa para mostrar para a família e amigos que você terminou uma faculdade?
Na verdade a conversa foi por longos minutos sobre tudo o que envolve a festa, a formação de um grupo de pessoas dispostas a organizar tudo, até as empresas que trabalham apenas para este fim.

Por que eu gastarei uns três mil reais para participar de uma festa que dura umas oito horas e depois só me respará umas fotos (que terei que pagar muito caro para tê-las)?
Por que temos que nos expor em um baile para amigos e família?
por que precisamos nos afirmar, mostrar que existimos e somos importantes?
Por que precisamos provar que somos capazes?

Precisamos realmente de auto afirmação?

Creio que uma formatura, como acontece em Cuiabá ou outras cidades do Brasil, não aconteça em nenhuma outra parte do mundo. Me parece que há uma necessidade do brasileiro de se mostrar, exibir o seu "valor", a sua "capacidade" através de uma festa ostencível. Como se através dela em que, você como formando, é o centro das atenções, desde a sua roupa que é diferente e mais chamativa que as demais até o momento em que surge, de algum lugar, como um dos donos da festa. Apresentando-se, agora como um "novo" profissional que está a serviço da sociedade.

Um baile de formatura não é nada mais que uma vitrine de shopping. Muda o propósito, mas não o estado.



Ps: Além de fotógrafo sou estudante (em duas faculdades) e também sou da comissão organizadora das festas.

Nenhum comentário: